Vamos falar sobre política?

Atualizado em 01/04/2016 10h10

Por Equipe Cauê Macris


Vamos falar sobre política?

Dias atrás fiz uma reflexão interessante em meu facebook, que acabou se transformando em um diálogo muito interessante. Por isso trago o tema para este espaço.

Seja nas ruas ou nas redes sociais tenho a percepção de que as pessoas resolveram participar mais das discussões que envolvem a política. Sei que a imagem do político está cada vez mais desgastada por conta daqueles que usam cargos públicos em benefício pessoal. Mas não devemos generalizar. A política quando feita da maneira correta, usando os instrumentos certos para melhor empregar o dinheiro dos impostos, principalmente utilizada para aqueles que mais precisam pode ser muito boa e importante na vida da população.

Além de discutir política as pessoas também estão cada vez mais interessadas em discutir os investimentos públicos. Uma coisa é fato, não é possível fazer tudo. Então as prioridades precisam ser elencadas. Nós podemos investir tudo em um lugar só? Por exemplo, pegar todo o recurso que o Estado arrecada e colocar tudo na Saúde? A resposta é muito simples, não podemos. Até porque se fizéssemos isso, como ficariam outras áreas cruciais, como a Educação, Segurança Pública, Cultura entre outras?

A Lei de Responsabilidade Fiscal deu um parâmetro básico para que o agente público pudesse ter um norte. Em resumo, de todo imposto arrecadado, obrigatoriamente, no mínimo 25% deve ser investido em Educação e 15% na Saúde. Não se pode gastar mais que 49% em Folha de Pagamento, entre outras obrigações.

Diante desses parâmetros Constitucionais, os agentes públicos precisam ter a sensibilidade e o preparo para saber como investir esses recursos tentando minimizar a desigualdade social. Como diz nosso governador Geraldo Alckmin: governar é escolher prioridades.

Acredito que o diálogo constante, a transparência, o preparo e o fortalecimento das Instituições fiscalizadoras, que garantam punição para quem usa o mandato para benefício próprio, são os caminhos para o avanço do resgate e da confiança da população nos homens públicos.

Cauê Macris
Deputado Estadual
Líder do Governo na Assembleia Legislativa de São Paulo