Fundação Pró-Sangue encerra a Semana do Doador no sábado

Atualizado em 23/11/2018 17h58


Fundação Pró-Sangue encerra a Semana do Doador no sábado Estoques estão 50% abaixo do ideal em São Paulo

Para marcar a data e estimular a doação de sangue, várias entidades ligadas à saúde e parceiros  de todo o país se mobilizam para aumentar seus estoques, aproveitando o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, comemorado em 25 de novembro.

Em São Paulo, a Fundação Pró-Sangue, órgão vinculado à Secretaria Estadual da Saúde, encerra neste sábado, 24/11, a Semana do Doador de Sangue. A Fundação precisa mobilizar, mensalmente, cerca de 14 mil candidatos aos seus postos para coletar 12 mil bolsas, que é o volume necessário para dar atendimento a mais de 100 instituições de saúde da rede pública do Estado.

As campanhas são importantes para conscientizar e reverter a situação, que é atualmente crítica, com os estoques 50% abaixo do ideal, em São Paulo: para sangues tipo A-, B-, B+ os estoques estão críticos; par o sangue A+, em alerta e os sangues do tipo O- e O+ estão em emergência.

Como doar - Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, estar alimentado, ter entre 16 e 69 anos (para menores é preciso consultar o site da Pró-Sangue), pesar mais de 50 quilos e levar algum documento original.

Consulte aqui os pré-requisitos e locais para fazer sua doação.

O posto Clínicas fica na av. dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155, 1º andar, a 200 metros da estação Clínicas do Metrô. A unidade atende das 7 às 18h de segunda a sexta; e das 8 às 17 horas nos sábados e feriados. Aos sábados, o atendimento está limitado a 500 candidatos. Estacionamento gratuito para os doadores, no bolsão de carros, em frente ao Prédio dos Ambulatórios, dentro do complexo do Hospital das Clínicas. Os outros postos são o Dante Pazzanese, Regional de Osasco, Barueri e Mandaqui. 

Para horário de funcionamento dos demais postos de coleta acesse o portal Pró-Sangue. Mais informações no Alô Pró-Sangue 4573-7800.