Campanha Dezembro Laranja alerta sobre o câncer de pele

Atualizado em 29/11/2018 12h32


Campanha Dezembro Laranja alerta sobre o câncer de pele Campanha vai contar com mutirão de atendimento em todo o país

Começa neste sábado, 1º de dezembro, a nova campanha "Dezembro Laranja" , voltada à prevenção e ao diagnóstico do câncer de pele, o tipo da doença mais incidente no Brasil, com 176 mil novos casos ao ano.

Em 2018, o tema da Campanha Nacional de Prevenção é: “Se exponha, mas não se queime”. Para estimular a iniciativa, as pessoas são convidadas a compartilhar, nas redes sociais, uma foto vestindo uma peça de roupa laranja com a hashtag #dezembrolaranja. A campanha é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), apoiada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB).

No sábado, 1º de dezembro, acontece o Mutirão de atendimento nacional, quando cerca de quatro mil médicos dermatologistas e voluntários prestarão atendimento e esclarecimento quanto à importância de adotar medidas preventivas. As consultas serão realizadas gratuitamente, das 9h às 15h, em 132 postos de atendimento em diversos estados.  A previsão é de que 30 mil pessoas sejam atendidas.  Para mais informações sobre o mutirão acesse aqui os locais.

A exemplo das campanhas "Outubro Rosa", contra o câncer de mama, e "Novembro Azul", de conscientização sobre o câncer de próstata, as ações incluem iluminação de monumentos, além das iniciativas de conscientização em praias e parques com distribuição de filtro solar e a adoção de uma série de medidas fotoprotetoras, além da procura de um médico especializado para diagnóstico e tratamento.