Celulares piratas serão bloqueados a partir desse sábado em dez Estados

Atualizado em 05/12/2018 16h36


Celulares piratas serão bloqueados a partir desse sábado em dez Estados Bloqueios em São Paulo devem começar em março de 2019

Os celulares falsificados ou irregulares, com  registro (IMEI) adulterado, clonado e sem homologação no país serão bloqueados a partir do próximo sábado (08/12) pela Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel. A medida começou em fevereiro, com bloqueios de 103 mil aparelhos do Distrito Federal e Goiás.  

A partir de sábado serão bloqueados os celulares piratas de moradores do Acre, Rondônia, Tocantis, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 

Na véspera do bloqueio, usuários com celulares irregulares ou falsificados, que não tenham por origem fabricantes legítimos, receberão uma mensagem da operadora, pelo número 2828, informando sobre a irregularidade e que o aparelho deixará de funcionar nas próximas horas. 

A próxima fase do projeto será implementada nas regiões Nordeste, Norte e Sudeste, incluindo São Paulo, com bloqueios de celulares previstos para o primeiro trimestre de 2019. 

O combate ao uso de aparelhos celulares roubados, furtados ou extraviados conta com a parceria das prestadoras de telefonia móvel, da Polícia Federal e das Secretarias de Segurança Pública dos Estados. Para mais informações sobre o bloqueio de celulares e se o seu aparelho é legal, acesse o programa Celular Legal, do site da Anatel.