Mais de 7 milhões de pessoas realizam trabalho voluntário no país

Atualizado em 05/12/2018 13h01


Mais de 7 milhões de pessoas realizam trabalho voluntário no país

Estimular o espírito de colaboração em prol de ações solidárias ligadas ao bem social é o objetivo do Dia Internacional do Voluntariado, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU),  celebrado nesta quarta-feira, 5 de dezembro. São milhões de pessoas, em todo o mundo, que dedicam seu tempo, bens ou dinheiro em ações solidárias sem remuneração ou fins lucrativos, por meio de empresas ou individualmente. 

No ano passado, 7,4 milhões de pessoas realizaram trabalho voluntário no país, o que representa 4,4% da população brasileira, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São 840 mil pessoas a mais que em 2016.  A pesquisa do IBGE revela, ainda, que 91% das pessoas que fazem trabalho solidário são oriundas de empresas, de organizações e de instituições, ficando a ação individual restrita aos demais 9%.

Em São Paulo, a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado oferece o programa SP Voluntário,  destinado à elaboração de projetos e ações para o reconhecimento, fortalecimento e desenvolvimento de atuação do voluntariado com o intuito de promover a participação social e a cidadania. Para mais informações, acesse o portal www.spvoluntario.sp.gov.br