Evento celebra 30 anos da Constituição estadual

Atualizado em 07/10/2019 17h11


Evento celebra 30 anos da Constituição estadual

O presidente da Alesp, deputado Cauê Macris, participou na tarde desta segunda-feira, 7, do evento que marcou os 30 anos da Constituição Estadual: Um Novo Pacto, realizado na sala Franco Montoro, na sede do Legislativo Paulista.

Em 1989, exatamente um ano após a promulgação da Constituição Federal, 84 deputados estaduais constituintes, representando dez partidos políticos, analisaram mais de sete mil emendas que foram apresentadas ao anteprojeto e ao projeto da Constituição. Os cidadãos lotaram o plenário da Assembleia Legislativa nos meses em que se discutia a nova Carta. Mais de 300 mil eleitores subscreveram emendas. Durante os trabalhos constituintes, era comum as sessões avançarem madrugada adentro.

Cauê ressaltou a importância das comemorações. “Uma honra podermos celebrar este marco da democracia do nosso Estado. A Alesp foi o palco da promulgação da nossa Constituição. É importante sempre relembrar esta data, ressaltar os deputados estão ainda presentes na Casa e que tiveram a oportunidade de participar deste processo, cito aqui Barroz Munhoz, que coordenou os trabalhos naquele momento e meu pai, hoje deputado federal Vanderlei Macris, que também foi constituinte”. E completou. “A Constituição nada mais é do que a garantia fundamental do cidadão, a qual temos que zelar e aperfeiçoar”.

O evento foi realizado em conjunto entre a Alesp, a Associação Paulista do Ministério Público (APMP), o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TECSP), o Instituto do Legislativo Paulista (ILP), a Câmara Municipal de São Paulo, a Escola do Parlamento, o Centro de Estudos Legislativos da Procuradoria da Câmara Municipal de São Paulo, o Tribunal de Contas do Município de São Paulo e a Escola Superior de Gestão e Contas Públicas Conselheiro Eurípedes Sales.