Começa hoje prazo para entrega da declaração do IR

Atualizado em 07/03/2019 19h10


Começa hoje prazo para entrega da declaração do IR Receita Federal espera receber 30,5 milhões de declarações

O prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2019, referente ao ano-base 2018, começa hoje (7) e os contribuintes têm até 30 de abril para o envio à Receita Federal. Quem entregar mais cedo, sem erros, omissões ou inconsistências receberá a restituição mais cedo, assim como idosos, portadores de doença grave e deficientes físicos ou mentais. As restituições serão pagas entre  junho e dezembro para os contribuintes que não caírem na malha fina.

Deve fazer a declaração do IR quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70, em 2018. O valor é o mesmo da declaração do IR do ano passado. A Receita Federal espera receber 30,5 milhões de declarações dentro do prazo legal.

Programa - Para ter acesso ao download do programa gerador do Imposto de Renda 2019, o contribuinte pode baixar os programas do Windows, Multiplataforma (zip) e Outros (Mac, Linux, Solaris). Para os celulares, os programas estão disponíveis para Android e IOS.

O contribuinte pode fazer a importação de dados de 2018 para facilitar o preenchimento neste ano. E para que as informações sejam iguais às do ano anterior, a Receita recomenda que primeiro faça a importação antes de iniciar o preenchimento. 

Clique aqui para fazer o download do programa

Para outras informações sobre a declaração do IR, acesso o site da Receita Federal.