Cauê Macris preside sessão de abertura do Ano Legislativo 2021

Atualizado em 01/02/2021 16h32


Cauê Macris preside sessão de abertura do Ano Legislativo 2021

O presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado Cauê Macris, realizou na tarde desta segunda-feira (1º) a Sessão de Abertura do Ano Legislativo 2021. Cauê recebeu das mãos do secretário-chefe da Casa Civil, Antônio Carlos Rizeque Malufe, a mensagem do governador João Doria sobre as ações do Executivo em 2020, um dos anos “mais duros e desafiadores de toda história de São Paulo, do Brasil e do mundo”, nas palavras do chefe do Executivo.

Na mensagem, lida pelo 1º secretário da Mesa Diretora, deputado Ênio Tatto, Doria destacou o papel da Alesp no combate à pandemia do novo coronavírus.

“É preciso ressaltar que a Assembleia Legislativa executou com primazia os papéis de fiscalizador e aconselhamento do governo de São Paulo ao longo do ano passado. Os debates propositivos e transformadores foram em absoluta maioria a regra nas relações entre esse Legislativo e o Executivo estadual. Essa sinergia se mostrou fundamental para que São Paulo pudesse enfrentar a pandemia do coronavírus de forma perene e ativa, sem ceder a arroubos ideológicos e tampouco a interesses corporativos”, escreveu o governador.

Em 2020, a Assembleia Legislativa de São Paulo fez vários cortes em seu Orçamento para ajudar no combate à pandemia da Covid-19. Por meio de um projeto de autoria da Mesa Diretora, presidida por Cauê, a Casa reduziu em 30% os salários dos deputados e em 40% as verbas de gabinete. A mesma proposta também permitiu revisão de contratos e doação de valores do Fundo Especial do Legislativo paulista ao governo. O objetivo destas medidas foi destinar cerca de R$ 300 milhões para fortalecer o enfrentamento da pandemia.

A Alesp também aprovou o projeto que abriu ao governo a possibilidade de acessar fundos estaduais de até R$ 1 bilhão para usar as verbas no combate ao vírus.

Os deputados aprovaram ainda projeto que permitiu várias medidas de combate ao coronavírus, como a autorização da telemedicina na rede pública estadual, atendimento remoto em farmácias e requisição de leitos em hospitais particulares pelo Executivo.

Na mensagem, o governador diz que as ações adotadas em 2020 salvaram ao menos 65 mil vidas no Estado.

O presidente da Alesp encerrou a sessão convocando os deputados para a primeira sessão ordinária de 2021, que será realizada nesta terça-feira (2).