O presidente da Assembleia
Legislativa de São Paulo, deputado Cauê Macris, inaugurou na tarde desta
terça-feira (9) o novo complexo de comunicação da Rede Alesp. A estrutura permite
a integração de todo o sistema de comunicação da Casa, como TV, rádio, internet
e Diário Oficial, em uma atuação multiplataforma que alcança cada vez mais
pessoas com informações de interesse público.
A cerimônia contou com a
participação dos deputados Ênio Tatto (1º secretário), Milton Leite Filho (2º
secretário) e Delegado Olim; do diretor-geral da Alesp, Joel Oliveira, e do diretor de Comunicação Matheus Perez Granato, e foi acompanhada por funcionários
do parlamento e assessores. Uma placa que marca a entrega foi descerrada.
A área da Rede Alesp, de 800 metros
quadrados, foi totalmente reformada e conta com instalações modernas que
facilitam a gestão. Cerca de 150 colaboradores trabalham na Rede Alesp, que é ligada
ao Departamento de Comunicação da Assembleia.
Para o presidente do Legislativo, a comunicação é fundamental para aproximar a população dos debates de interesse público travados na casa. “Nunca a Assembleia Legislativa de São Paulo teve uma estrutura como essa, que facilita a produção de conteúdo numa velocidade superior ao que se tinha antes. Tudo isso está disponível aos deputados e aos cidadãos paulistas. É uma conquista de toda a sociedade”, afirmou Cauê.
Com equipamentos de ponta, a estrutura funciona de forma 100% digital. A Rede Alesp tem convênios com 16 municípios para retransmitir sessões e eventos realizados nas câmaras de vereadores destas cidades.
Para Cauê, os meios de comunicação são “fundamentais para que a democracia seja cada vez mais forte e resistente.”
Além da divulgação das atividades da Casa, a Rede Alesp também transmite outras informações de interesse público, com qualidade, conteúdo responsável e abrangente, dentro dos conceitos de pluralidade, diversidade e conhecimento, segundo o presidente.
“A Rede Alesp é um canal direto da Assembleia Legislativa de São Paulo e seus deputados com a população paulista. Espero que todos possam aproveitar de maneira ética, saudável e responsável”, afirmou Cauê.
TECNOLOGIA
O investimento em tecnologia e transparência tem sido uma das marcas de Cauê Macris à frente da Alesp.
Em 2017, Cauê lançou o aplicativo Fiscaliza Cidadão, que disponibiliza para qualquer pessoa com um celular informações da Casa que até então eram consideradas tabu, como salários de funcionários.
Por meio de um convênio com a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Cauê viabilizou, ano passado, um novo sistema de gestão totalmente gratuito - um sistema semelhante no mercado custaria algo em torno de R$ 15 milhões.
Em dezembro, o presidente lançou o “Alesp Sem Papel”, que vai reduzir custos e simplificar procedimentos no Legislativo.