Cauê entrega modernização de três plenários da Assembleia

Atualizado em 02/03/2021 13h40


Cauê entrega modernização de três plenários da Assembleia

O presidente Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado Cauê Macris, entregou na manhã desta terça-feira (2) a reforma e modernização de três plenários da Casa: Dom Pedro, Tiradentes e José Bonifácio.

Os espaços, que ficam no 1º andar da Alesp, passaram por revitalizações e ficaram mais modernos, conectados e adaptados às necessidades da atividade legislativa e da participação popular.

Participaram da entrega os 1º e 2º secretários da Mesa Diretora, respectivamente deputados Enio Tatto e Milton Leite Filho, e os deputados Carlão Pignatari, Ricardo Madalena e Delegado Olim.

Os recintos são usados para reuniões das comissões permanentes da Casa, CPIs, frentes parlamentares e também podem ser utilizados pela comunidade.

A reforma trocou toda a mobília e piso e também contemplou a modernização do sistema de som, imagem e iluminação, e restauração da parte elétrica. As mesas de reuniões, por exemplo, agora contam com carregadores de equipamentos e acesso à Internet para facilitar o trabalho dos parlamentares.

Os espaços passaram a contar com cabines de som e sistema de audiofonia e imagem modernizados, com três câmeras de TV robóticas. Os equipamentos são operados à distância, sem a necessidade de profissionais dentro do plenário onde acontecem as reuniões. Os usuários também terão à disposição internet sem fio. As galerias destinadas ao público foram ampliadas.

Cauê disse que a readequação garante as condições adequadas ao trabalho parlamentar. “Os deputados precisavam de uma estrutura mais moderna para as diversas reuniões que são realizadas pelos grupos de trabalho da Casa. Além disso, com a melhoria no sistema de som, por exemplo, o público que assiste às reuniões também é beneficiado.”

A reforma dos plenários está inserida em uma ampla modernização que o presidente da Alesp vem promovendo no Legislativo paulista. Em dezembro, Cauê lançou o programa “Alesp Sem Papel”, para enxugar custos e agilizar procedimentos internos. Também em 2020, a Casa adquiriu, de forma gratuita, um novo sistema de gestão por meio de convênio com a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

NOVO ESPAÇO

O presidente da Alesp também entregou nesta terça o novo espaço de convivência, um importante local de descanso para funcionários em horários de almoço e para as pessoas que visitarem a Alesp.

Além da troca do piso, o espaço recebeu grama sintética em parte do jardim, novos vasos e rampa para pessoas com deficiências. A expectativa é que a recente inauguração da unidade do Poupatempo torne o local ainda mais utilizado.

No local há quatro pilares que representam a riqueza do Estado: arroz; soja; café e açúcar.