Carretas Mulheres de Peito percorrem quatro cidades no mês da mulher

Atualizado em 13/03/2019 16h15


Carretas Mulheres de Peito percorrem quatro cidades no mês da mulher Serviço oferece mamografias gratuitas para mulheres entre 50 e 69 anos (foto: Agência Alesp)

As carretas-móveis do programa “Mulheres de Peito”, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde, percorrem diversas cidades em março, mês da mulher. O serviço oferece mamografias gratuitas e sem necessidade de pedido médico para mulheres entre 50 e 69 anos. As imagens  são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), que emite os resultados em até 48 horas após a realização do procedimento.

O atendimento acontece nas cidades de Ferraz de Vasconcelos e Mogi das Cruzes, no Alto Tietê; Mauá, na Grande ABC; e Rio Claro, na região de Piracicaba (confira o cronograma completo abaixo), de segunda a sexta-feira, das 9h à 18h, e aos sábados, das 8h às 13h, exceto feriados. 

A carreta do "Mulheres de Peito" também atende o público mais jovens. Neste caso, é obrigatório levar o pedido médico (rede pública ou particular), além do RG e do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Incentivo à mamografia - Ampliar o acesso e incentivar as mulheres a realizarem exames de mamografia pelo SUS, em todo o Estado, são os objetivos da campanha realizada nas carretas que percorrem o Estado. As unidades móveis contam com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista. Além do mamógrafo, cada veículo é equipado com aparelho ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários.

Desde o início do programa, em 2014, até o momento, já foram realizadas mais de 188,4 mil mamografias, 7.127 ultrassonografias, 735 biópsias e encaminharam 2.055 mulheres para continuidade da assistência especializada em unidades estaduais. As carretas já percorreram cerca de 180 localidades do Estado.

Agendamento - Mulheres paulistas com idades entre 50 e 69 anos, que nasceram em ano par e fazem aniversário neste mês já podem marcar seus exames de mamografia sem necessidade de pedido médico. Já as nascidas em ano ímpar, e que estejam há mais de dois anos sem fazer o exame, também podem agendar no mês de seu aniversário em 2019.

Para fazer o agendamento da mamografia, basta ligar para o callcenter da Secretaria, pelo número 0800-779-0000. O serviço telefônico está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Neste caso, os exames não serão realizados nas carretas, e sim em um dos 300 serviços com mamógrafo do SUS paulista.

As mulheres nascidas em ano ímpar e que realizaram o exame recentemente terão a oportunidade de agendar a mamografia no próximo ano, também no mês do aniversário, em unidades como AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades), hospitais e clínicas.

Cronograma carreta mulheres de peito - março/2019

FERRAZ DE VASCONCELOS: até 16 de março, na rua Maria do Rosário, Cidade Kemel.

MAUÁ: até 16 de março, na rua Cidade Mauá, Centro – Praça XXII de Novembro, em frente ao Mauá Plaza Shopping.

MOGI DAS CRUZES: até 29 de março, na rua Dr. Deodato Wertheimer, Centro.

RIO CLARO: até 30 de março, no espaço livre da avenida Visconde de Rio Claro, entre as avenidas 10 e 12.